13 de agosto de 2009

Folhetos de Cordel!


Olá galerinha,

No começo de julho começamos o trabalho com a Estação Sertões, como já relatamos, adquirimos 30 folhetos de literatura de cordel de Gonçalo Ferreira e nossa proposta foi que neste momento os alunos tivessem contato com este gênero textual para que pudéssemos mais tarde nos aprofundar neste tipo de literatura.

Os alunos puderam escolher o cordel, leram e depois abrimos uma roda de debates sobre este tipo de literatura, observando questões como temas, forma da narrativa, a forma da escrita, a disposição do texto, ritmo, rimas e muito mais.

Alguns alunos acharam uma leitura difícil, por conter termos regionais ou não mais usados atualmente.

Outros gostaram da musicalidade que esta literatura sugere, observaram também que alguns cordéis eram diálogos onde as personagens se confrontavam, ou seja, uma espécie de "desafio”, disseram eles.

Tinham alguns textos que eram clássicos da literatura recontados em forma de cordel, o que deixou a “história mais divertida”. E não podemos esquecer dos temas sociais trazidos também nas rimas de cordel.

Foi um encontro com uma literatura diferente, que a maioria dos alunos ainda não conheciam.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Não esqueça de se identificar!
Deixe seu e-mail para contato!

 

Sala de Leitura Vinicius de Moraes Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez