13 de agosto de 2009

Academia Brasileira de Literatura de Cordel


Olá pessoal,

No dia 19/05/2009, participamos da oficina “Estação Sertões”, oferecida pela Equipe de Leitura da SME, neste dia tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre a Literatura de Cordel ouvindo o cordelista Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

Este é o Gonçalo:

É isso mesmo! Temos uma Academia de Cordel aqui no Rio de Janeiro, é a nossa cultura viva pertinho de nós. Esta academia foi fundada em 7 de setembro de 1988, e deste sua fundação vem crescendo e hoje já conta com um acervo de mais de 13 mil títulos.
Se você quiser conhecer um pouco mais visite:
www.ablc.com.br.

No dia da oficina adquirimos 30 folhetos de Cordel de autoria de Gonçalo, tamanha era a riqueza e variedade de temas para escolher.
De Lampião e Maria Bonita, passando por ficções como João Grilo e Chicó em o Auto da Compadecida, até as polêmicas atuais como Camelôs, Funk, Religião e Política. Tudo embalado pelo gostoso ritmo e rimas de Cordel.
Nossos alunos irão se divertir nesta deliciosa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Não esqueça de se identificar!
Deixe seu e-mail para contato!

 

Sala de Leitura Vinicius de Moraes Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez