21 de maio de 2009

1º Seminário de Leitura de Duque de Caxias! Nós fomos!!!


As dinamizadoras de leitura Miriam e Adriana participaram do seminário de leitura no dia 14/05/2009.
Neste dia o Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho explanou sobre legislação e programas direcionados a promoção de leitura.

Pontos interessantes:
· O objetivo do plano é democratizar o acesso à leitura e ao livro por toda a sociedade.
· Dar instrumentos para que o Estado possa cumprir o com o seu papel na disseminação de leitura.
· Estimular a leitura pelo simples prazer de ler.
· A biblioteca ou sala de leitura precisa ser o coração e o cérebro da escola.
· Investir na promoção do professor leitor.

Você sabia que existe uma lei da leitura?

Saiba mais:

http://www.pnll.gov.br/

A dinamizadora de leitura Cristiane participou no dia 15/05/2009.

Neste dia no primeiro momento houve uma mesa temática para demonstrar os resultados do Projeto Comunidade Educadora.Este projeto possui um programa de formação de jovens em mediação de leitura que atuam como voluntários em suas escolas, promovendo rodas que estimulam desde cedo o contato prazeroso da criança com o livro e contribuem efetivamente para aumentar o número de empréstimos em bibliotecas.

Mais informações:

http://www.care.org.br/

No intervalo fomos agraciados pelos jovens mediadores de leitura contando histórias para pequenos grupos na platéia, um momento de descontração e de poder vivenciar um pouquinho do projeto.


Esta é Larissa Nascimento, jovem mediadora de leitura do Projeto Comunidade Educadora.
História contada: "Boi cavaco e Vaca Valsa", Cristina Porto
No segundo momento deste dia, tivemos uma mesa temática sobre:
Leitura Literária e Desenvolvimento Local.

Ronaldo Alves, diretor do Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo, MG, ressaltou sobre a importância deste espaço para a comunidade, do resgate da cultura local e do incentivo para manter viva a obra do autor que deu nome ao museu.

Jason Prado, diretor executivo da ONG Leia Brasil, falou sobre a questão da subjetividade da leitura, a literatura é capaz de nos ensinar o subjetivo. Ressaltou o fato da leitura na escola ser capaz de gerar o pensamento crítico interferindo na cidadania.

Em sua explanação Jason fez uma breve relação de como literatura pode interferir no analfabetismo funcional: exercitando o imaginário, estruturando o subjetivo, tratando do que é humano, ampliando o universo vocabular e aumentando a cognição das palavras.

Cida Fernandez, coordenadora Programática do Centro de Cultura Luiz Freire, explanou sobre a importância da leitura literária no auxílio ao desenvolvimento de potencias e competências. Segundo Fernandez a leitura literária está impregnada de liberdade de “movimento imaginário”, ela transgride e possibilita ver e conhecer outras realidades, desta forma se torna imprescindível trazer a literatura para o nosso cotidiano.

Fernandez parafraseou nosso mestre Freire, numa perfeita citação: “A leitura literária não transforma o mundo, transforma as pessoas e elas se juntam para mudar o mundo”.

Vale a pena conferir:

Ong Leia Brasil :http://www.leiabrasil.org.br/
Centro de Cultura Luiz Freire: www.cclf.org.br/
Instituto C&A: http://www.institutocea.org.br/
No evento tivemos um espaço destinado a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos dos dinamizadores de leitura. Levamos os Poemas visuais feitos por nossos alunos:

Valeu pessoal!! Foi um momento bastante enriquecedor.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Não esqueça de se identificar!
Deixe seu e-mail para contato!

 

Sala de Leitura Vinicius de Moraes Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez