27 de agosto de 2009

Adivinha o que é!!!!




Quem já brincou de adivinha?
O que é? O que é?
Pois é, o autor César Obeid em seu livro: “Minhas rimas de Cordel, brinca com a cultura popular em versos de cordéis com adivinhas, ditados populares, crendices, supertições....

Segue uma adivinha pra ocês! Esta rima é arretada!!

"Quero ver vocês quebrarem
Da charada o caroço
Se preciso até façam
Escarcéu e alvoroço
Tem a boca na barriga
E a corda no pescoço?

Pelo visto ninguém sabe
Pois não escutei refrão
Tem a boca na barriga
Essa é a situação
E a corda no pescoço
Digo que é o violão."
César Obeid

Aproveitando os textos criativos e poéticos de César, desafiamos os alunos com as adivinhas, foi uma diversão da boa visse!
Descobrimos até alguns talentos com a proposta que fizemos.
Os alunos escreveram uma palavra em um papel e depois tiveram que criar uma adivinha em versos para que os colegas pudessem descobrir qual era a palavra.
Veja algumas produções:

"Vou mandar um cordel
Que é muito legalzinho
Ela te ajuda a cortar papel
Ou cartolina rapidinho.

Eu vou falar a resposta
Então vê se presta atenção
De quem eu to falando
É da tesoura meu irmão."

Joyce e Letícia 606

Ela tem de várias cores
Te ajuda na lição
Apaga os seus erros
E nunca te deixa na mão.
(borracha)

Gabriella, Helóá, Marlon e Igor
608
"Ele bate sem parar
Fica dentro do seu corpo
Quando nos apaixonamos
Ele bate muito forte
Ele só para de bater
Quando chega a nossa morte."
(coração)

Esses danadinhos criativos esqueceram de assinar a produção!

"Corta madeira, mas não é serra elétrica
Esculpe madeira, mas não é escultor
Aponta lápis, mas não é apontador
De quem eu to falando? É do castor."

Igor, Thales, Gabriel, Natã
806
"Me faz suar, me faz tremer
Faz meu coração bater mais forte
Quando vejo você
É uma coisa que sentimos
Sem saber o porquê"
(amor)

Fábia, Débora e Luana
806

Quer conhecer um pouco mais as obras deste autor???

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Não esqueça de se identificar!
Deixe seu e-mail para contato!

 

Sala de Leitura Vinicius de Moraes Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez