18 de setembro de 2009

O surfista e o sertanejo!


Vixe que este encontro é arretado!
Ricardo Dreguer revela nesta deliciosa narrativa, as aventuras de Beto, um carioca apaixonado pelo mar e pelo surfe, que por circunstâncias alheias a sua vontade precisa se mudar para o sertão de Pernambuco.
De início Beto fica triste e arrasado, mas quando chega no sertão vive diversas aventuras ao lado do amigo João, um pernambucano que nunca viu o mar.
Beto então fica apaixonado pelo sertão e de "surfista" passa a ser um verdadeiro "sertanejo".
A molecada se encantou com as descobertas reveladas sobre o Sertão na leitura do livro, foi uma viagem da boa!!!

No final da história, Beto vem passar as férias no Rio de Janeiro e traz o João para conhecer o mar e a "Cidade Maravilhosa". O autor propõe que os leitores continuem a história, mas nós propomos que os alunos se colocassem no lugar do João e escrevessem uma carta para sua mãe que ficou em Pernambuco, contando as aventuras e descobertas de suas férias no Rio de Janeiro.
Avisamos aos alunos que iríamos escolher as cartas mais criativas de cada turma para enviar ao autor, pelo site da editora moderna.
Já escolhemos e enviamos 18 cartas e outras ainda virão,
estamos agora aguardando um retorno do Dreguer.
São muitas cartas para poder divulgar no nosso espaço virtual, então decidimos escolher duas entre as 18 já selecionadas para compartilhar com vcs, quem tiver interesse em ler as outras deixe um contato nos comentários que enviaremos por e-mail.

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2009.

Querida mainha,

Não sei nem se nessa carta que eu tô escrevendo vai dá prá contá pra ocê tudo o que os meus óio viram aqui no Rio.
A viagem foi é dá boa, viemos tudo num avião. Ele era tão grande e parece até um pássaro gigante de ferro. Calma, quando ele ta lá em cima é leve como uma pena.
A primeira coisa que o Beto mostrô pra eu foi é o mar. Vixê que coisa mais linda! É tão grande. É como se fosse um dos nossos riozinhos aí, só que mil vezes maior.
Aqui é muito difícil de vê os bichos. Só dá pra vê mais gato e cachorro. Os bichos ficam tudo dentro de jaulas. Ah! O nome desse lugar é Zoológico.
O Beto apresento uns amigos dele pra eu. Só que não foi venta com venta, foi trocando mensagens pelo tal de ORKUT. Mainha, aí é que ferrô! Eles escrevem tudo estranho e falam estranho também. Ah, tudo isso pelo computador.
As comidas deles são gostosas, mas eu prefiro mermo é o meu milho na fogueira. Aqui no Rio de Janeiro não tem. Oxente!
Estou me divertindo muito, fazendo novos amigos, conhecendo muitos lugares. Eu fui no Maracanã, no Cristo Redentor, Pão- de –Açúcar. Não é de cume não, é uma linda montanha. Quando eu chegar aí te conto tudo com detalhes. Estou com saudades.

Bejô mainha e bejô pro painho tbm!

João
P.S: “Tbm” é “também”. Acho que to pegando a mania carioca. Volto em breve.

Taimara Cabral. Turma: 906

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2009.

Mainha,
Nossa senhora! Mainha, aqui é tudo muito lindo! Tem uma estátua muito grande que dá pra ver de todo canto, os cariocas chamam de Cristo Redentor.
Em um lugar do Rio tem uma montanha enorme que chamam de Pão de Açúcar. Será que é uma montanha feita de pão e confeitada com açúcar? Se não, porque colocaram esse nome? Eu hein!
Mainha, as palavras que eles usam são muito estranhas, parece até que falam outra língua!
Eu também conheci um tal de shopping. Que nome estranho! Dentro desse negócio tem um cinema. A televisão é grandona. A gente coloca um óculos e vê o filme saindo de dentro da tela. É arretado!
Pela primeira vez eu vi o mar. Beto me chamou para entrar no mar e eu fui, mas fui tremendo de medo. Depois, eu comecei a gostar e vi que mar é o meu amigo.
Eu surfei, mainha, você sabe o que é surfar? Eu sei. É subir em cima de um troço parecido com uma folha gigante, mas dura e ficar deslizando nas ondas do mar.
Eu comi várias comidas diferentes, hambúrguer, misto – quente e outras coisas danadas de gostosas.

Mainha, vou ficando por aqui, porque ainda tenho muita coisa para aproveitar.
Cheiro, João.
Emanuelle, turma 704

Para saber mais sobre o livro:

Inté, um cheiro pra ocês!!!!
 

Sala de Leitura Vinicius de Moraes Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez